10 de março de 2021, 14H30, online

Idioma: Português

Tópicos em discussão —
– Gás radão em Portugal;
– Gás radão em ambientes interiores;
– Tecnologias IoT para a gestão da Qualidade do Ar Interior.

Oradores —
António Curado, Prometheus, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Sérgio Ivan Lopes, Instituto de Telecomunicações, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Heloisa Fonseca, Departamento de Emergências e Proteção Radiológica, Agência Portuguesa do Ambiente

Biografias dos Oradores —

António Curado
Prometheus, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

António Curado desenvolve a sua atividade letiva no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em regime de dedicação exclusiva, há mais de 20 anos. Pertence à direção da Unidade de Investigação em Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade (proMetheus) do IPVC, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). No âmbito da sua atividade científica tem publicado um conjunto alargado de artigos de produção e divulgação científica em revistas e publicações indexadas, bem como proferido um conjunto alargado de comunicações orais e em poster em congressos e eventos científicos internacionais na sua área de especialidade, a eficiência energética dos edifícios e qualidade do ar interior, reabilitação construtiva e sustentabilidade. Tem orientado um conjunto alargado de teses e dissertações de mestrado, sido arguente em provas públicas de mestrado e doutoramento, e desenvolvido atividades de investigador responsável ou colaborador em projetos de investigação com financiamento externo. Atualmente é Pró-Presidente do IPVC para a Sustentabilidade e Património. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros e perito qualificado da ADENE – Agência para a Energia (PQ00417).

Sérgio Ivan Lopes
Instituto de Telecomunicações, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Sérgio Ivan Lopes (Membro Sénior, IEEE) é licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, mestre em Engenharia Biomédica, doutor em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro, e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Porto Business School. Atualmente é Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), e investigador no Instituto de Telecomunicações. Desde 2005, colaborou em diversos projetos de investigação e desenvolvimento, sendo coautor de mais de 60 publicações científicas. Os seus principais interesses de pesquisa incluem sistemas embebidos, sistemas ciber-físicos, processamento de sinal e localização indoor. Em 2007 foi-lhe atribuído o prémio ESPA – Excellence in Signal Processing Award, atribuído pela empresa Texas Instruments, e em 2015, foi galardoado com o Primeiro Prémio (categoria Ph.D.) no Fraunhofer Portugal Challenge, distinção que premeia a investigação utilidade prática. Em 2016, integrou o painel de peritos da Comissão Europeia, onde participou na avaliação da chamada ICT-01-2016: Smart Cyber-Physical Systems.

Heloisa Fonseca
Departamento de Emergências e Proteção Radiológica, Agência Portuguesa do Ambiente

Heloisa Fonseca é licenciada em geologia pela Universidade de Coimbra. Há mais de 10 anos que trabalha na área do radão, ao longo da sua carreira já trabalhou para várias instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Superior Técnico e Public Health England, em diferentes áreas como investigação, análise de radão, comunicação pública e remediação. Heloisa é atualmente é colaboradora da APA para o Plano Nacional de Radão.


O presente vídeo é propriedade da Secção Portuguesa do IEEE e do IPVC Student Branch. Proibida qualquer manipulação sem prévia autorização.