24 de novembro de 2022, 17H00, online

Language: Portuguese

To be discussed —
(i) Business and academic vision: challenges and opportunities
(ii) Security by design: implementation strategies
(iii) Relevance of HRs in cyber risk management

Speakers —
[Moderador] Rúben Viegas, Accenture
Ana Ferreira, U. Porto
Mário Antunes, I.P. Leiria
Pedro Inácio, U. Beira Interior
Pedro Pinto, I.P. Viana do Castelo

Speakers biographies —

Rúben Viegas
Accenture

Since I was a small child, I have always loved solving complex challenges. I enjoyed spending time understanding how things worked and then being able to describe it to other people.
Over the years I have invested most of my time in doing exactly what I have always loved: solving complex challenges, learning, coaching and mentoring others. I have worked in many sectors, from Academia where I was a teacher and lecturer; to Software Development where I was an avid coder, project manager and solutions architect; to Software Vendors where I was responsible for managing strategic alliances with global advisories and system integrators and; to Consulting where I manage a business unit that aims to solve complex cybersecurity challenges for some of the world’s largest organizations.
With 16+ years of experience in IT and 12+ years of experience in Cybersecurity I have spent most of my professional life helping clients transform their digital businesses and become more competitive, sustainable and secure in the digital world.
Throughout my professional career, I have always been fascinated by the human factor in organizational initiatives. Most projects succeed or fail based on that factor. I therefore draw upon my experience to help customers succeed in their secure digital transformations: Communicating clear visions of what the future should look like, agreeing achievable strategies and actionable plans, raising awareness and gathering buy-in from stakeholders whilst leading teams in introducing technical innovations and driving change.

Ana Ferreira
U. Porto

Ana Ferreira é Investigadora em CiberSegurança e docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto há 20 anos. É autora de mais de 100 publicações científicas com mais de 800 citações e de 6 Best Paper Awards. Participa frequentemente como avaliadora de Projetos Europeus na área e é uma das 100 mulheres mais influentes na Europa em cibersegurança.  Os seus principais interesses são o controlo de acesso, a segurança na interação com a tecnologia, a análise de risco, a engenharia social e a persuasão, e também a ciberSegurança inclusiva e sustentável. Ana é Co-Fundadora e vice-Presidente do Portugal (ISC)2 Chapter e da Women4Cyber Portugal, onde lidera a equipa de Investigação e Inovação.

Mário Antunes
I.P. Leiria

Professor coordenador do Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Coordena o curso de mestrado em Cibersegurança e Informática Forense do Politécnico de Leiria. É responsável e leciona várias unidades curriculares nos tópicos da segurança da Internet, gestão e datacenters e administração de sistemas e redes informáticas.
Doutorado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Investigador no INESC TEC (CRACS). Colaborador no Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC) do Politécnico de Leiria.

Pedro Inácio
U. Beira Interior

Pedro Ricardo Morais Inácio é professor associado do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), instituição que integra desde 2010. Leciona unidades curriculares relacionadas com segurança e garantia da informação, programação de dispositivos móveis e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nomeadamente aos de Engenharia Informática. É atualmente Pró-Reitor para a Universidade Digital e o Data Protection Officer da UBI.
Tem uma licenciatura pré-Bolonha em Matemática Informática e um Doutoramento em Engenharia Informática, obtidos na UBI em 2005 e 2009, respetivamente. Os trabalhos de Doutoramento foram desenvolvidos no ambiente empresarial da Nokia Siemens Networks Portugal S.A., ao abrigo de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
É membro sénior IEEE, associado ACM e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT). Os seus interesses de investigação incluem segurança e garantia da informação, simulação assistida por computador, e monitorização, análise e classificação de tráfego de rede. Tem cerca de 60 publicações em livros, revistas e conferências científicas internacionais com revisão por pares. Revê com frequência artigos para revistas IEEE, Springer, Wiley e Elsevier. É membro regular do Comité Técnico de diversas conferências e seminários de referência nacionais e internacionais, como a ACM SAC, a IEEE NCA, a IFIPSEC ou a ARES. É atualmente Editor Associado da revista IEEE Access.

Pedro Pinto
I.P. Viana do Castelo

Pedro Pinto é licenciado em engenharia electrotécnica e de computadores e mestre em redes e serviços de comunicação, graus conferidos pela Universidade do Porto. Obteve também o grau de doutorado em telecomunicações pelo programa doutoral conjunto entre as Universidades do Minho, Aveiro e Porto.
Atualmente é professor adjunto, coordenador do mestrado em Cibersegurança e Data Protection Officer no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É também investigador no instituto de investigação INESC TEC, Porto.
As suas áreas de interesse incluem os domínios das redes e sistemas, cibersegurança e proteção de dados. É autor de capítulos de livros, artigos em conferências e revistas, e participa/coordena vários projetos de investigação de âmbito nacional e internacional nas suas áreas de interesse.


This video is owned by the Portuguese Section of IEEE. Any manipulation without prior authorization is prohibited.